Chinesa GDZR assina Memorando para Projeto de Refinaria no Ceará


Obras devem começar em 2017 pela chinesa Guangdong Zhenrong Energy. Empresa assinou acordo com Governo do Ceará.

O Governo do Estado do Ceará assinou memorando de entendimento com a Guangdong Zhenrong Energy para que a empresa chinesa realize estudo de implantação de uma refinaria na área da Zona de Processamento de Exportação (ZPE). A previsão é de investimento é de US$ 4 bilhões, com financiamento chinês.

Com viabilidade garantida por especialistas o empreendimento deverá gerar 10 mil empregos na fase de construção e 8 mil postos permanentes entre diretos e indiretos. A unidade deve processar 300 mil barris de petróleo ao dia. O empreendimento está incluído no acordo Brasil-China, ratificado no ano passado.

A cadeia produtiva do petróleo também ganhará. A petroquímica Qingdao Xinyutian Petroquimical, que também integra o projeto, ficará responsável pela produção de derivados advindos do combustível fóssil.

O Governo do Estado do Ceará deve entregar aos chineses um estudo, que já está pronto, de viabilidade econômica sobre o empreendimento para facilitar o trabalho da Guangdong. Após a análise do documento, uma equipe de campo visitará a região que a refinaria será instalada. A perspectiva é que as obras sejam iniciadas no primeiro semestre de 2017. Fundada em 2002, a Guangdong Zhenrong Energy atua também nos segmentos de obtenção de petróleo cru, metalurgia, mineração e armazenamento de combustíveis.

Fonte: O Povo